sábado, 11 de julho de 2015

UNS FAZEM MANIFESTAÇÕES E GREVES. OUTROS FAZEM-SE À VIDA

Da minha recente viagem retive dois aspectos interessantes de empresas de atividades onde tem existido contestação e resistência aos novos tempos. Refiro-me à aviação e aos taxis.

Viajei na Ryanair e o que senti foi um foco imenso na vertente comercial. Em tudo o que fazem desde que chegamos dentro do avião está sempre presente o levar-te a querer consumir, que é diferente do impingir-te coisas para comprar. Todas as pessoas do Staff, desde quem conduz o avião até quem serve os passageiros está focado em vender, seja no próprio vôo, seja em outros. E fazem com que nos sintamos bem. Um amigo meu que estava na mesma viagem, a sua primeira de lowcost, disse-me no fim: "julgava que ia estar a ser bombardeado com coisas para comprar e a ser massacrado, mas afinal são muito sóbrios.". Parece que todos percebem que se a empresa não tiver sucesso não há ordenados para ninguém e por isto todos puxam para o mesmo lado.

Em Madrid no taxi que me levou da estação do comboio para o aeroporto fui surpreendido com um cartaz onde é anunciado a aplicação móvel dos taxis de Madrid, ou seja, uma aplicação onde podemos não só reservar, como pagar a corrida de táxi. Ora isto não é mais, nem menos, do que reagir com inteligência à concorrência da Uber, porque acima de tudo o sucesso desta mais que uma questão legal e jurídica, é uma questão de escolha do cliente por insatisfação no serviço prestado pelo táxi.

Ora nestes 2 exemplos o que vi foi vontade de resolver os pontos fracos de uma atividade tradicional e aplicar velhos conceitos com uma nova atitude. Quer na Ryanair, quer nos Táxis de Madrid, não se aplicaram regras de gestão muito complicadas. Bastou transformar todos os colaboradores em comerciais, no primeiro caso, e adaptar-se às práticas que os clientes preferem na nossa concorrência, no segundo caso.

Uns utilizam a inteligência para combater as adversidades e agarrar as oportunidades.

Outros preferem fazer greves, manifestações e tolices.

Sem comentários: