domingo, 14 de julho de 2013

ENSINO PROFISSIONAL NÃO É NEM APOIO, NEM CARIDADE SOCIAL

Os cursos de formação do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) passam a ser ministrados, prioritariamente, por professores, segundo uma decisão governamental que pretende evitar que os docentes sejam enviados para a mobilidade especial.

Se estivermos a falar de Português, Inglês, Matemática e Educação Física tem lógica.
Só espero que não comecem é a inventar e colocar professores de uma coisa a darem componentes técnicas que no ensino profissional TEM que ser dadas por profissionais da área.
É que já se estragou o ensino profissional a fazer apoio social, ou seja, atirando para os cursos formandos sem o mínimo de vocação, interesse e motivação para o curso, só para os tirar das estatísticas do emprego, porque se fosse mesmo para requalificar pelo menos eram feitos testes vocacionais para ver se havia a mínima margem de sucesso na "requalificação".

A formação profissional é:


Processo global e permanente

Adquirir ou aprofundar

Conhecimentos

Capacidades

Atitudes

Objectivos

Uma ou mais actividades profissionais

Adaptação às mutações tecnológicas e organizacionais

            –Reforço da empregabilidade


Logo não podemos manipular o conceito para outros fins, porque quando assim acontece deixa de ser possível atingir os objetivos.

As consequências é que agora no momento da renovação dos dinheiros da Europa corremos o risco de dizerem que precisamos de muito menos dinheiro dado o salto na quantidade de pessoas que foram formadas e aí vamos perceber que não foram formadas, mas sim estiveram na formação.

Outra exemplo que se percebe que o objetivo não é mais do que pensar em estatísticas é estar escrito na lei que por dia só podem haver 7 horas de formação e por semana 35.
Isto não tem paralelo nenhum com a realidade laboral para a qual supostamente se estão a preparar estes formandos.
Enfim, espero que tenham cuidado com tudo isto pois não podemos andar a arranjar soluções para resolver problemas, criando problemas a outras coisas.

Sem comentários: