Deixem-me contar-vos uma história.
Conheço uma miúda que não consegue adaptar-se aos Exames e por conseguinte não consegue atingir as notas mínimas para se candidatar ao Curso que adoraria tirar e para o qual tem jeito.
Ela sabe que tem jeito não só porque sempre lidou com o público-alvo, que por sua vez a adora.
Mas também porque já fez algumas cadeiras da Universidade no curso que adorava tirar, através do sistema de disciplinas isoladas. De tal modo que do 1° semestre do 1° ano só lhe falta fazer 2 disciplinas, tendo também feito 1 do 2° ano e outra do 3°.
Para além disto, enquanto aguardava pela época de exames fez 2 cursos técnicos (não dá direito a grau profissional, embora seja certificado) da área onde adoraria trabalhar, com aproveitamento acima da média, tendo já realizado o estágio de 120 horas do 1°.
Como cereja em cima do bolo, se tivesse concorrido com a sua média do Secundário tinha entrado na Universidade que queria no curso que adoraria tirar:
Não conseguiu e nem sequer lhe foi possível candidatar-se, porque a média de 2 períodos de 90 minutos não permitiram e deram cabo da média de 3 anos de trabalho.
Ahhh e esta não foi negativa. Foi por exemplo igual à do irmão que com a mesma conseguiu entrar numa das melhores universidades do País.
A média de 2 períodos de 90 minutos, fizeram com que não entrasse na universidade, uma miúda que do seu trabalho de 3 anos no secundário teve melhor média do que a última pessoa a entrar no curso na Universidade onde ela queria.
Já agora, os 2 exames NADA tem a ver com o Curso que estamos a falar, mas impedem alguém com vocação comprovada, de seguir uma profissão.
E já agora, esta miúda com o 12° ano não pode aceder a qualquer programa de apoio para ser contratada, 1° porque os tais cursos não se enquadram, e depois, porque quem acaba o 12° ano via ensino e não consegue concorrer à Universidade fica simplesmente numa espécie de limbo.
Estará a servir este sistema para permitir que os mais vocacionados cheguem a uma profissão ou somente os que se conseguem safar melhor nos exames com conteúdos que nada tem a ver com as profissões para as quais a pessoa vai tirar o curso à universidade?
É uma mera reflexão...
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