segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

DE MARIANA A BERG, VAI SÓ UM PEQUENO PASSO

O que se passou na Gala Final do Fator X da SIC, onde Mariana perdeu para Berg, foi mau. Não pelo resultado em si, pois ambos tem excelente qualidade.


Para mim foi mau, porque tendo os portugueses a oportunidade de escolher entre a segurança do conhecido e a irreverência da juventude ainda sem um estilo definido, escolheram pelo "seguro" e elegeram mais do mesmo.

Repito que não está em causa a qualidade de Berg.

O que me preocupa é sempre este medo do novo e da novidade e esta necessidade crónica de não inovar e arriscar.

E nem sequer estou a defender a novidade só por si, porque se fosse esta o eleito seria certamente o D8.

A Mariana representava a lufada de ar fresco, com qualidade e acima de tudo versatilidade que nem D8, nem certamente Berg, tinham. Aliás, como ao longo de todas as galas ficou provado pelos comentários do juri, quando sempre que Berg fugiu da sua zona de conforto, foi criticado.

Assim nunca faremos a diferença.

PS: No final sinceramente tirando os 100 mil euros, até acho que foi bom a Mariana não ter ganho, porque assim não vai ser atirada para um carrossel de acontecimentos que não ia conseguir controlar, porque ia estar à mercê da "produção". Não ganhando, ela manteve as suas possibilidades de carreira intactas e mais sustentadas para o futuro. Assim, as coisas vão ser ao seu ritmo com possibilidades de continuar os seus estudos, porque como ela disse "o verdadeiro prémio era estar entre os finalistas, ganhar era só o bónus. Não levou o bónus, mas mostrou que não foi por não merecer, foi porque um sistema tolo de escolha com base em tudo menos na competência, como é o das votações, o definiu. Já agora o sinal que ela deu na última música (que eu não gostei) foi que "sim, quero o sucesso, mas com as minhas escolhas e assumindo os meus riscos".

Sem comentários: