Ao acompanhar a minha flhota na sua aventura pela 1ª classe, agora denominado 1º ano, tenho-me apercebido de alguns pormenores que em minha opinião mostram a total falta de lógica e orientação que o ensino em Portugal tem.
Ontem estivemos na fase da leitura.
E então deparamo-nos com o seguinte:
Os miúdos são ensinados (e obrigados) a escrever com a famosa letra toda rebuscada e cheia de curvas e depois pedem-lhes para ler com este tipo de letra completamente diferente.
Será que não há uma cabeça iluminada que veja que esta letra toda rebuscada e cheia de curvas já não se utiliza em lado nenhum e que seria muito mais fácil se os putos fossem introduzidos na escrita e leitura com letra de imprensa, pois TODOS os livros, TODAS as legendas, TODOS os sites, TODOS os jornais, TODAS as revistas utilizam este tipo de letra?
É que meus amigos até quando temos que preencher impressos à mão exigem-nos LETRA DE IMPRENSA!!!
ENTÃO PORQUE RAIO ESTAMOS A IR PELO LADO MAIS DIFÍCIL E DESADEQUADO DA REALIDADE OBRIGANDO OS MIÚDOS A SABER FAZER GRAFISMOS TODOS REBUSCADOS E QUE ELES NÃO RECONHECEM EM LADO NENHUM PORQUE SIMPLESMENTE ELES NÃO APARECEM EM LADO NENHUM!!!
É que não é preciso ser muito esperto para perceber isto, basta olhar à nossa volta e abrir os olhos para a realidade.
É que o mais importante na 1ª classe é que eles aprendam a escrever e identificar em qualquer sítio as letras. Não que sejam peritos em caligrafia francesa...
3 comentários:
Resquícios de tempos (ultra)passados :)
É para não perder a nossa ligação com os tempos medievais :)
É o estado da "nossa" falta de educação.
E como terá sido a 1ª classe de quem a dirige?...
Yes, this is a country of Heróis do Mar, Nobre Povo, Nação Valente!
Yes, Portugal, Yes We Can!
--:)(:--
Enviar um comentário