quarta-feira, 26 de novembro de 2008

TUDO O QUE UM GESTOR FAZ É PARA GANHAR DINHEIRO

Sempre que falo sobre gestão aos meus formandos, digo-lhes que não tenham ilusões. Tudo o que um gestor faz, no limite só tem em mente uma coisa: ganhar dinheiro.

Quando dá prémios de produtividade, quando se preocupa com o bem estar dos seus funcionários, quando faz reciclagem de produtos, quando faz mecenato, etc.

Acho que isto é uma questão qua não traz muita discussão e não é novidade para ninguém (pelo menos não o deveria ser para os verdadeiros gestores!!!), mas que também nunca é assumida com esta frontalidade.

Só que hoje acabei de ler um gestor (alemão!!!) assumir isto num artigo do Die Zeit de Berlin, na Courrier Internacional, sobre Recursos Humanos e Imigração, que explica como na Alemanha cada vez mais contratam pessoas de outras raças, para se aproximarem dos seus clientes ou, no caso do Estado, responderem a uma alteração sociológica e demográfica inerente ao facto de entre 2006 e 2008, a % de imigrantes entre os caloiros ter passado de 8% para 13,5%.

"Se os trabalhadores não estiverem contentes, o volume de negócios ressente-se. Nao o fazemos por gentileza, mas por motivos económicos.".

Meus amigos, isto é ser um gestor.

Meus amigos, por isto eles são os 1ºs e nós os últimos.

Sem comentários: