terça-feira, 4 de novembro de 2008

ESTRATÉGIAS...

Hoje de manhã no carro ouvi um locutor dizer que tinham falado com Obama. Pensei "Que raio, como é possível que tenham falado com o homem?!?!?!". A surpresa ainda estava para ser maior. Afinal Obama é uma cidade ou localidade no Japão (!!!!!) perto de Tóquio, que torce muito para que o Obama (agora sim o candidato) ganhe as eleições, pois espera assim que o fluxo de turistas aumente à conta disto e da semelhança dos nomes. Mais, eles até mandaram uma carta ao candidato fazendo-lhe eco das suas intenções e (claro) receberam uma carta de resposta em que ele diz-se muito lisonjeado com esta ideia.

O que me impressionou neste caso foi a forma como um sítio e a sua população procuraram um argumento (por muito tolo ou parvo que se possa achar e eu não estou a julgar isto) que o diferenciasse e pudesse ser vendido, explorando-o ao máximo.

Para mim, é uma excelente exemplo de como definir e implementar uma estratégia e talvez são exemplos como estes que deviam ser mostrados aos portugueses em vez de se estar sempre e sempre a mostrar casos de desgraça e crise. É importante mostrar que cada um pode fazer pouco para todos juntos fazerem muito. Aliás, se estiveram atentos á campanha de Obama (já que é tão popular na Europa e viram o seu famoso video de 30 minutos) ele considera que os pequenos negócios é que são os importantes e a terem em atenção, porque os grandes com mais ou menos dificuldades sabem e têm meios de cuidar de si.

Sem comentários: