domingo, 12 de outubro de 2008

QUANDO PRECISAS DE AJUDA O PROBLEMA É SÓ TEU

Através do Empreender cheguei a esta notícia acerca de um tese de doutoramento que alguém roubou e pôs à venda no Ebay.

O que achei mais interessante nesta história toda foi o seguinte:

"É certo que, algumas semanas antes, a consulta das estatísticas de downloads da tese no RepositoriUM da Universidade (motivada por um pedido da tese que me chegou via Reitoria e que achei suspeito) me tinha deixado abismada: Tinha havido cerca de 1 milhar de downloads da tese! Até do Irão, da Guiana... eu sei lá! Nessa altura, também esperneei. Quis passar a tese da modalidade de acesso livre para acesso restrito. Não foi autorizado. Explicaram-me que tal iria contra a filosofia geral do RepositóriUM de disponibilizar a sua produção científica..."

A pessoa em questão quando se deparou com o tal anúncio de venda da tese no Ebay fez o seguinte:

Comuniquei aos meus orientadores, à minha Escola e à minha Univerdade, que entendia tão lesados quanto eu. A resposta chegou com o parecer do GAPI - Gabinete de Apoio à Promoção da Propiredade Intelectual. Trata-se de facto de um ilícito criminal que viola os direitos de autor... No entanto, os direito de autor pertencem-me em exclusivo pelo que me compete agir enquanto titular dos mesmos...

Ora vamos então lá a ter um pouco de atenção a este pormenor: Quando ela quis bloquear o acesso à sua tese, não lhe autorizaram, porque ia contra as regras do raio que os parta, mas quando foi para agir por causa do roubo o trabalho já era só da pessoa.

Eu nem tenho palavras para coisas destas, mas deve ser de mim de certeza absoluta. Só gostaria de saber qual a Universidade e o País em que isto se passou, apesar de se calhar até ter um suspeita...

(Pronto, afinal fiz uma pequena pesquisa mais cuidada e descobri que estamos a falar da Universidade do Minho e adivinhem que País? Só podia ser Portugal!!!).

Sem comentários: