terça-feira, 1 de janeiro de 2008

FUMO

Eu não fumo.
Eu não gosto de fumo.
Eu não concordo com esta lei.
Quando num País não consegue arranjar um meio termo onde funcione a lógica e o respeito mútuo entre os cidadãos e o Governo vem legislar e regular, todos ficamos a saber que mais uma vez o Povo mostrou a sua ignorância e falta de inteligência.
Esta lei não faz sentido, não vai ser fácil de fazer-se cumprir, vai causar muitas situações incómodas e na prática não vai ter efeitos.
As coisas têm de partir da consciência das pessoas.
Eu não frequento discotecas, pub's e bares em São Miguel, porque não consigo aguentar 30 minutos com os níveis de fumo que estão lá dentro. Não é que seja mais especial que os outros, é simplesmente porque fico com os olhos a arder. Por isto não vou lá. Acham que eu fico a perder? Não. Eu acho que quem quem perde são eles.
E sabem o melhor? É que quando falo com todas as pessoas (fumadores) eles próprios concordam que existem locais onde é impossível aguentar.
Em tudo tem que haver equilíbrio e para este não deveria ser necessário imposições.
Agora, a lei está aí e o que acho é que lança um desafio aos gerentes dos espaços: O QUE VOU FAZER DE DIFERENTE PARA NÃO PERDER OS CLIENTES?
Meus amigos, se eu tivesse um bar e estivesse preocupado com esta lei, era muito mau sinal. Era sinal que eu não ofereço nada de especial para que as pessoas queiram vir ao meu espaço. Quem se sentir ameaçado com isto, desculpe lá, mas não tem confiança em si e no seu espaço.
Acima de tudo as pessoas querem conviver, divertir-se, estarem juntas, comer e dançar. Se é com fumo ou não isto é uma questão secundária e de adaptação.
Acima de tudo, não tenham dúvida que em muitos locais, vai ser uma mudança benéfica e lembro-me sempre de um que é muito famoso em Ponta Delgada, mas que neste aspecto não tem condições nenhumas e que talvez agora possa dar um passo em frente.
Acima de tudo, divirtam-se e inovem.
E já agora, já alguém pensou que talvez em vez de diminuir o número de clientes, este vá aumentar, pois alguns como eu podem começar a sair mais vezes?
Enrarem como um desafio.
Vai dar mais trabalho?
É como a vida.

3 comentários:

RCBC disse...

Em teoria, estou de acordo com o alcance desta lei, isto é, impdedir que os não fumadores "apanhem" com o fumo dos outros, nomeadamente em espaços fechados.
Algumas coisas que referes no post:
"As coisas têm de partir da consciência das pessoas." Pois, caro SPN, mas se calhar esta lei surge exactamente pelo facto de muitas pessoas não terem consciencia do mal que causam aos outros com as suas atitudes "fumadoras"...
Relativamente à questão dos bares, discotecas e restaurantes, acho que são situações diferentes:
1 - Num restaurante, não admito de forma nenhuma pagar umas boas dezenas de euros e "apanhar" com o fumo de gente que pouco higienicamente até na mesa precisa de fumar...acima de tudo, fumar num sítio de restauração é de uma falta de higiéne a todos os níveis!
2 - Nos bares e discotecas, aí até admito que esta lei possa ter pouca aplicabilidade até porque, num sítio destes, alcoól e fumo são duas situações pouco cobtroláveis...se só forem para as dicotecas os que não fumam, então as casas de diversão nocturna ficam às moscas...penso eu...

Unknown disse...

A mim o que me causa estranheza é sermos liberais ao ponto de permitir a IVG mas tenhamos de proibir o tabaco. Por um lado apelamos à liberdade individual, á consciência e educação de cada um - dir-se-ia que estavamos no bom caminho... No entanto, chegamos ao tabaco e lá vem a mão punidora do estado a pôr-nos na ordem... Afinal de contas - somos ou não adultos e responsáveis?

Simão Pfc Neves disse...

Não acredito que os locais de diversão nocturna vão ficar às moscas por causa de não ser permitido as pessoas fumarem.
É que a alternativa é as pessoas ficarem em casa e isto não sei se vão querer.
Mas também aí é que está o desafio dos donos e gerentes destes espaços.
Quanto à questão do fumo e da alimentação, eu e todos (mesmo os fumadores) não conseguem comer e estar num ambiente de fumo.
Claro que como tu eu também concordo com o espírito da lei e com o objectivo, só não concordo é com os efeitos práticos dela.
Atenção também que para muitos (não estou a falar daqueles que vão para discotecas) fumar é um vício e que um vício não é fácil de deixar.
Agora o que acho incrível é como é que tantos jovens com acesso a tanta informação pode deixar-se ir atrás disto. Sinceramente considero que a maioria é por ter pouco confiança em si próprio e ver-se obrigado a ir com o grupo, porque como é inseguro julgam não continuar a ser aceites se não assumirem as mesmas "maneiras".