sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

DEMOCRACIA NA DIVERGÊNCIA DE OPINIOES

Tenho assistido e participado em momentos de discussões por existir divergência de opiniões.

Não tem sido bonito de se ver.

Houve momentos em que, depois, não gostei de me ver.

Corrigi nas reuniões seguintes.

Haver divergência de opiniões é o melhor bem que a democracia nos proporciona, pois desta divergência surgem as inovações, a criatividade e a diversidade.

Também percebi, porque saber já o sabia, que comportamento gera comportamento e que há formas de desarmar uma discussão sem sermos iguais aos outros.

Basta querermos.

Também sei que no momento podemos ser toldados pela raiva, stress e traídos pelo cansaço e pelo emocional.

Mas cada um tem que fazer a sua parte, sem se preocupar se o outro está fazendo a sua.

Só tenho que pensar que com o meu comportamento estou a contribuir para aumentar a probabilidade do outro alterar o seu comportamento e que se ele não o alterar, então é ele quem está mal e não eu.

Nem sempre estamos certos. Nem sempre temos toda a verdade.

Nunca, como hoje, foi tão fácil confirmar rumores para saber se são factos.

Ganhe-se um bocadinho de vida perdendo tempo a procurar um facto credível que suporte a nossa opinião.

Não se discutam opiniões, como diziam os antigos. Discutam-se factos.

E não haja medo, nem vergonha de assumir que erramos.

Isto não nos diminui.

Isto engrandece-nos.

E muda o mundo.

Sem comentários: