terça-feira, 12 de janeiro de 2010

ESTACIONAMENTO PAGO: DISSUASOR OU FAVORECEDOR?

Assumo que a ideia de que a rotatividade de estacionamento que resulta do facto de existirem parquímetros favorece o acesso ao comércio e serviços no centro histórico e comercial de Ponta Delgada, conforme li numa notícia do AO, está correcta.

No entanto, também vão ter de assumir que estes mesmos parquímetros são um dos elementos que afastam compradores deste mesmo centro, pois no seu principal concorrente o estacionamento é gratuito.

Se é verdade que em qualquer cidade do mundo se paga para estacionar na cidade e na sua maioria até só se conseguem lugares praticamente em parques de estacionamento, também é bem verdade que não existem centros comerciais onde o estacionamento seja gratuito.

E este é sem dúvida um importante factor influenciador do desvio de clientes do Comércio Tradicional para o Parque Atlântico.

Se a isto ainda acrescentarmos que este último permite passear sem estar sujeito aos caprichos do clima, aceder à net, ir ao cinema, tomar um café e tomar uma refeição durante todo o dia, percebemos que os parquímetros não sendo o único problema, são certamente um importante factor dissuasor no momento de decidir onde ir.

Agora que não é o único, isto também todos os comerciantes da baixa têm que meter na cabeça.

Sem comentários: