quarta-feira, 13 de maio de 2009

PROPOSTA DE NACIONALIZAÇÃO DA COSEC

Pelo que percebi o Governo avançou com uma proposta de compra da companhia de seguros de crédito à exportação Cosec. E fez isto porque as “associações empresariais (…) se queixavam de que a actividade exportadora portuguesa estava a ser condicionada pelo facto das seguradoras de crédito à exportação colocarem muitos entraves para avalizarem as vendas ao estrangeiro”.

Agora vou fazer uma pergunta muito estúpida:

MAS ALGUÉM PERGUNTOU O PORQUÊ DAS REFERIDAS SEGURADORAS COLOCAREM OS TAIS ENTRAVES?

Será que não é porque as empresas exportadores não apresentam segurança suficiente para satisfazerem os contratos e as seguradoras consideram o risco demasiado elevado (e se calhar com razão)?

Será que não é porque os compradores das nossas exportações se calhar apresentam um elevado risco de incumprimento (basta ver o caso das casas do Chavez)?

A resposta àquela pergunta é muitíssimo importante para todos percebermos o que estamos (sim, porque não é o Primeiro Ministro ou o Governo que compra, somos todos nós!!!) a comprar. E ao que me cheira se calhar estamos a comprar uma data de calotes só para mostrarmos bonitas estatísticas de exportações. E como se chama a estatística que mostra o grau de incumprimento no pagamento por parte dos compradores das nossas exportações?

Mas quase de certeza eu devo estar a exagerar outra vez…

PS: Já agora não seria melhor o Governo comprar toda a banca que está a levantar enormes entraves às empresas e famílias que procuram crédito? O raciocínio é o mesmo…

Sem comentários: