sexta-feira, 3 de abril de 2009

G20: MAIS DO MESMO?

Li o comunicado final da Cimeira do G20 e transcrevo aqui as promessas com que eles se comprometeram em Londres.

We have today therefore pledged to do whatever is necessary to:
 restore confidence, growth, and jobs;
 repair the financial system to restore lending;
 strengthen financial regulation to rebuild trust;
 fund and reform our international financial institutions to overcome this crisis and prevent future ones;
 promote global trade and investment and reject protectionism, to underpin prosperity; and
 build an inclusive, green, and sustainable recovery.
By acting together to fulfil these pledges we will bring the world economy out of recession and prevent a crisis like this from recurring in the future

Todo o texto é muito bonito e diz exactamente o que tinha de dizer, da maneira que tinha de dizer. No entanto, são precisos sinais claros e práticos. E em minha opinião (modesta, como sempre) não pode haver qualquer mudança quando quem deixou que tudo isto acontecesse sejam os mesmos a que agora se vão dar os recursos para dar a volta. Como é que querem que alguém acredite por exemplo que a promessa  strengthen financial regulation to rebuild trust seja possível de cumprir mantendo nos seus lugares exactamente os mesmos senhores que da outra vez não viram nada? O cidadão comum tem que sentir que algo está a mudar, que ouve alguém responsável por tudo isto. Neste caso Obama deu um exemplo claro do caminho: “Sim senhor, nós damos dinheiro, mas o Sr. tem de sair.”. Claro que esta situação pode ser criticável sobre vários aspectos, mas não se pode pura e simplesmente esquecer quem estava à frente das empresas, bancos, instituições, organizações, governos, etc, e que deixou tudo isto chegar onde chegou, e agora meter-lhes triliões de euros nas mãos para salvar tudo. A lógica de qualquer comum mortal é que se formos por dinheiro nas mãos destes gajos eles vão fazer exactamente a mesma asneira.

Acham que não estou certo?

Então respondam-me à seguinte pergunta:

Você tem um gestor de conta e dá-lhe o seu dinheiro para ele gerir. Ele faz merda com o dinheiro. Você vai dar-lhe outra vez mais dinheiro ou vai procurar outro gestor de conta?

Estas conclusões foram um bom passo (não ter conseguido que elas existissem seria um desastre total!!!), mas não são a salvação do mundo se não forem postas em prática com medidas efectivas.

Veremos…

Sem comentários: