Esta semana fui confrontado com um aluno revoltado, porque eu queria que a turma fizesse um trabalho de grupo e ele afirmava rispidamente que só trabalhava sozinho. Eu em vez de o confrontar, deixei-o ficar sozinho, enquanto os outros já trabalhavam e eu fazia o sumário e actualizava a papelada diária. De repente dei por mim com ele ao meu lado a vir explicar-me o porquê de não querer trabalhar em grupo. Era a razão normal, que em grupo apanha sempre piores notas do que sozinho. Em vez de brigar e impor qualquer coisa, fiz-lhe ver que na sua vida iam contar-se pelos dedos as situações em que ia trabalhar sozinho e que o que ele mais ia deparar-se era com trabalho em equipa. Desafiei-o para ele começar com aquele trabalho a tentar mudar um pouco a sua opinião sobre os trabalhos de grupo, até porque aquele não era para nota, e questionei-o porque não passava a ser ele a liderar os grupos de modo a levá-los para o caminho certo. Ao fim de 5 minutos ele olhou para mim e disse-me: "Professor, vou tentar juntar-me a um destes grupos.".
A minha filha está à 3 semanas para mudar de turma na natação, pois já atingiu um patamar elevado para a turminha em que está. Todas as vezes que é para mudar começa a chorar e agarra-se à professora actual, não querendo de forma nenhuma ir para a outra. Acreditam que nestas 3 semanas a nova professora ainda não se dignou a vir ter com a minha filha e tentar ser ela a cativar-lhe a ir para a sua aula?
Este post vale o que vale, mas enquanto o meu aluno já faz trabalhos de grupo e até percebi que tentou fazer passar as suas ideias, a minha filha continua a não querer mudar de turma.
A diferença é que eu nunca tive disciplinas pedagógicas e a da natação é professora de profissão. Quem acham que já devia ter tido mais sucesso, nestes 2 episódios?
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