sábado, 19 de novembro de 2011

INDICADORES DE CONJUNTURA DE NOVEMBRO DE 2011

Fazendo apenas uma ligeira leitura dos INDICADORES DE CONJUNTURA DE NOVEMBRO DE 2011 do Banco de Portugal está bem claro que o caminho traçado não está correcto, pelo menos para Portugal.

Tendo

aumentando o desemprego

e

baixado o rendimento disponível das famílias,

o consumo cai (indicador coincidente mensal para a evolução homóloga tendencial do consumo privado CAIU!!!).

Consequências directas:

- Actividade Económica cai (indicador coincidente mensal para a evolução homóloga tendencial da atividade económica CAIU!!!);

- País não produz e o que pouco que produz é mais caro;

- As pessoas se têm menos rendimento disponível passam a comprar o mais barato, que não é produzido em Portugal e nem sequer na Europa (IMPORTAÇÕES AUMENTARAM!!!)

Por outro lado,

se a actividade económica cai,

se o rendimento das famílias cai,

se o consumo cai:

então as receitas ficais vão CAIR!!!

Não é o que diz o relatório?

Então leiam bem:

”Destaca-se a evolução da coleta do IRC”

Pois, mas isto não é imposto cobrado, porque resultou de uma coisa que se chama PAGAMENTO POR CONTA!!! Ahhhhh, pois é. Isto não é imposto efectivo, mas sim antecipação de imposto com base no pressuposto que as empresas em 2011 vão ter os mesmos resultados que em 2010!!! Acham? O que vai acontecer é que o Estado está a antecipar uma coisa que vai ter de devolver, porque as empresas NÃO VÃO TER EM 2012 O MESMO IMPOSTO PARA PAGAR QUE EM 2011, PORQUE ESTÃO A VENDER E PRODUZIR MENOS!!!

”A coleta de IRS registou um crescimento ”

Pois, mas sendo este crescimento derivado essencialmente do “comportamento das retenções na fonte”, ou seja, do que as empresas deixam de pagar ao trabalhador do seu salário para entregar ao Estado, o que acham que vai acontecer se:

- está aumentando o desemprego? Ahhhhh, pois é. Menos pessoas vão receber salário, logo menos retenções na fonte vão ocorrer.

- estão diminuindo os salários? Ahhhhh, pois é. Uma % aplicada a um valor mais pequeno leva que o valor retido seja… MENOR!!!

E AGORA VEM A PARTE GIRA!!!

“No que respeita aos impostos indiretos, a receita aumentou”

Isto é bom, certo?

Acompanhem:

“desaceleração do ritmo de crescimento da coleta do IVA resultante, em particular, do aumento significativo dos reembolsos”

significa que tens mais a deduzir que a liquidar ou, em português corrente, compraste mais do que o que vendeste…

ora se a actividade económica está a baixar e o consumo também e se vamos subir a taxa do imposto quando as pessoas não têm emprego ou recebem menos dinheiro, o que vai acontecer às receitas do IVA?                VÃO CAIR!!!

“o Imposto Sobre Produtos Petrolíferos e o Imposto Sobre
Veículos que apresentaram até ao terceiro trimestre variações homólogas de -3.1 por cento e -18.4 por cento, respetivamente”

Actividade produtiva e de consumo a cair levam a que se gaste menos matérias primas e se compre menos. Se isto ainda vai ficar pior, o que vai acontecer às receitas destes impostos?                VÃO CAIR!!!

“a forte aceleração na coleta do Imposto sobre o Tabaco”

Finalmente uma coisa boa!!! SERÁ?????

A subida é “explicada pela forte antecipação na introdução de tabaco nos circuitos de distribuição, dadas as expectativas de aumento da
tributação em 2012”, ou seja, como vão aumentar o imposto em 2012 as empresas trataram de fazer stock o que significa que vão comprar menos em 2012, ou seja, vão comprar menos quando a taxa for maior, logo o que vai acontecer às receitas destes impostos?               VÃO CAIR!!!

RESUMINDO:

O caminho traçado é meramente de muitíssimo curto prazo e está tendo um efeito muito, muito mau que é o de fingir que os problemas estão a ser resolvido. Só que não estão. Nos poucos números positivos o que se está a ver é uma mera antecipação de receitas futuras, que na maioria dos casos nem sequer vão ocorrer levando o Estado a ter de devolver dinheiro.

SÓ HÁ UM CAMINHO:

A EUROPA QUER SER UMA CHINA ou UM BRASIL?

Sem comentários: