segunda-feira, 10 de maio de 2010

BENFICA CAMPEÃO

As imagens do Marquês são impressionantes. E acho que ainda mais para quem conhece o local. Como é possível aquilo aguentar tanta gente!!! Não sou fanático, nem entro em cenas de somos os maiores ou ninguém consegue ter tanta gente como nós, etc.. Mas que foi impressionante, isto ninguém pode dizer o contrário. Era mesmo bom era que os portugueses colocassem esta motivação e entrega naquilo que fazem no dia a dia e aposto que os resultados do combate ao déficit iriam ser muito mais visíveis pelo crescimento da economia (através da inovação e aumento de produtividade) do que pela constante redução de nível de vida de quem trabalha no duro. Ganhasse Portugal o Mundial e aí é que isto dava mesmo a volta, porque o que precisamos é de motivar as pessoas e não andar constantemente a dar-lhes na cabeça e no bolso é claro.

5 comentários:

RCBC disse...

Permite-me discordar mas penso que os problemas do país não diminuem minimamente com vitórias no campeonato de um certo clube, ou excelentes participações de Portugal no Mundial 2010.
O problema da produtividade em Portugal vai muito mais além de uma simples cor clubísitica. Tem a ver com a baixa qualificação dos trabalhadores, com a falta de modernização da estrutura produtiva da maioria das empresas e também com as enormes disparidades salariais entre patrões e enmpregados (uma caracteristica dos países de 3º mundo).
Até acredito que a vitoria do Benfica no campeonato dê um fôlego à bolsa, melhore a motivação dos trabalhadores benfiquistas...mas isto, caro SPN, será apenas por uma semana...porque daqui a dias, já niguém se lembra do campeão nacional...os mesmos problemas de sempre voltarão, e o país que somos, infelizmente não o deixaremos de ser...a menos que comecem a ser tomadas medidas políticas de coragem e que resolvam efectivamente os problemas do país...

Já agora, uma pequena "bicada": curioso que este ano a taça de vencedor do campeoanto tenha sido entregue na última jornada do campeonato com pompa e circunstância...quando nos últimos 4 anos foi sempre entregue com um ano de atraso...mas enfim...

Como é óbvio, ganha o campeonato quem faz mais pontos e marca mais golos...e nestes dois capítulos o Benfica foi efectivamente melhor que todos os outros...tal como o FC Porto dos últimos 4 anos o foi claramente...Agora de uma coisa há que ter a noção: desculpar o insucesso interno com factores exteriores é algo que não faço enquanto adepto portista... porque é exactamente este tipo tipo de atitude que levou a que por exemplo o Benfica nos útltimos 20 anos tenha ganho apenas 3 ou 4 campeonatos...porque a culpa era sempre dos outros...

Simão Pfc Neves disse...

É claro que não é por um clube ganhar o campeonato ou Portugal ser campeão que o país vai melhor. Agora é inegável que quando o povo está motivado as coisas têm maior probabilidade de acontecer. Acredita que a produtividade mais rapidamente subirá com coisas destas do que com os constantes alertas, sustos e cortes que têm sido lançados, até porque são-no por pessoas em quem já ninguém acredita porque não são exemplo de nada para ninguém.
Virando atenções agora para o futebol, tenho pena desta tua e vossa mentalidade. Concordo com muitos e importantes portistas que defendem que esta mentalidade e postura de que todo o mundo existe e está diariamente a viver unica e exclusivamente para fazer mal ao Porto é demasiadamente redutora para a grandeza do que o teu clube tem conseguido. Para além disto, esta mentalidade quando mal interpretada leva às figuras que infelizmente alguns selvagens têm feito nos últimos tempos e que culminou com o que se viu no Porto este domingo. Não queiram ficar demasiado ligados a este tipo de imagem, porque isto arrasa com a auréola de qualquer organização.
Relativamente à questão da taça eu por exemplo interpreto como uma coisa que só foi possível porque o Porto reclamou e com toda a razão para a estupidez que era só entregar as Taças na época seguinte. Mas por acaso caso não saibas isto é praxe em Portugal em todas as modalidades. Agora daí a insinuar que este ano só se mudou porque foi o Benfica a ganhar sinceramente é mau demais. Talvez por isto é que por acaso haviam 5 taças preparadas desde à não sei quanto tempo.
Portugal e o nosso futebol precisam de um Porto forte e capaz, que não dê tiros no pé e que se assuma como uma equipa nacional e não de uma só cidade.
E eu estou perfeitamente à vontade para dizer isto porque como sabes leio o vosso blog e muitos dos vossos também defendem e explicam muito bem o que estou a dizer.
É inadmissível que um clube branqueie as atitudes dos seus jogadores desviando as atenções para justificações laterais, quando o principal é que o jogador foi o culpado.
é inadmissível que o treinador de uma equipa que perde faça declarações diferentes para situações perfeitamente iguais, só porque num caso o adversário é um clube e no outro é outro diferente.
Assim, não vamos lá e é como tu dizes ficamos muito satisfeitos porque ganhamos 4 campeonatos internos, mas quando jogamos com as equipas a sério lá de fora não passamos de mera equipas medíocres.
Mas se calhar é disto que nós gostamos.
É triste verificar que se o Braga fosse campeão o que iria ser celebrado não seria o imenso feito que alcançou, mas o facto do Benfica ter perdido o campeonato.
Esta é a mentalidade que reina. É isto que não nos leva a lado nenhum.
Mas é como tu dizes, amanhã os problemas do País continuam todos, porque somos todos uns medíocres de pensamente e acção (acrescento eu).

RCBC disse...

SPN, no meu comentário deixo bem claro que será muito mau se o FC Porto desculpar o insucesso interno com factores exteriores… por isso também concordo contigo que o pior que pode haver é dar tiros nos pés, desculpando o que de mau nos acontece com os outros…quanto a isso não tenho duvidas… e até digo que “Benfica foi efectivamente melhor que todos os outros”… portanto, não arranjo justificações laterais para o insucesso portista deste ano…

Agora, o que me parece também lógico é perceber determinadas coisas que não entram na cabeça de um burro. Continuo a dizer que não me entra na cabeça, que uma instituição de disciplina castigue um jogador por 3 meses, e que outra, exactamente pelo mesmo acto, castigue o mesmo jogador por 3 jogos….independentemente do Hulk ter agredido o steward, de ter havido provocações, etc, etc….o que se coloca em questão é a disparidade da justiça relativamente ao mesmo caso…

Depois, ainda relativamente ao Hulk acho também fantástico que se desculpabilize a situação dizendo que Hulk não é um jogador importante na manobra da equipa portista…não esta a questão…a questão é se ele foi bem ou mal castigado…e se o tempo que esperou em “prisão preventiva” se justificou face ao crime que ele cometeu…

Ou seja, dizer que a suspensão do Hulk é totalmente irrelevante para analise do campeonato, parece-me no mínimo forçado…

Relativamente à questão da entrega da Taça, eu não disse que “este ano só se mudou porque foi o Benfica a ganhar”…apenas achei curioso que este ano se tenha mudado… e também achei curioso a taça do título do ano passado tenha sido entregue precisamente no mesmo dia em que o FC Porto perdeu matematicamente as hipóteses de revalidação do título… apenas mera curiosidade… nada de teorias conspirativas… porque me parecem factos obviamente coincidentes e no mínimo curiosos…agora cada um que tire as suas conclusões, como é óbvio…

Finalmente, referes também que “quando jogamos com as equipas a sério lá de fora não passamos de mera equipas medíocres”. Esta afirmação no que toca a Benfica e Sporting parece-me adequada…mas para o FC Porto dos últimos anos não me parece ser bem verdade…porque em 2007, o FC Porto chegou aos oitavos da Champions e perdeu nos penalties como Schalke…em 2008 também perdeu nos oitavos da Champions com o todo-poderoso Chelsea por um golo de diferença (o que não é vergonha nenhuma)… e em 2009, perdeu nos quartos com o Manchester por um fantástico golo do Ronaldo… em 2010, apenas no 2º jogo do arsenal aquilo foi mesmo vergonhoso… além disso, o FC Porto venceu a UEFA em 2003, a Champions em 2004.. apesar de tudo, tem feito belíssimas participações nas competições europeias… infelizmente, o mesmo não se pode dizer das restantes equipas portuguesas, que como tu bem dizes, não passam de equipas medíocres na Europa do futebol…

Hélio disse...

Anda tudo doido?
Desde quando é que vitórias, coisas boas, motivos de orgulho, etc não são bons para a economia?
Quantas compras foram feitas porque o Benfica foi campeão? Quantas pessoas vão trabalhar melhor ao exemplo do que um clube fez?
Sim. Sou benfiquista, invocando um estudo económico feito no Brasil em 2002, ano em que o Brasil venceu o Mundial, o PIB sofreu um aumento de 8%. Não. Não sou brasileiro.

Simão Pfc Neves disse...

Concordo contigo a respeito da questão Hulk, sem dúvida nenhuma que é incompreensível que um orgão dê um castigo de 3 meses e outro reduza para 3 jogos. Claramente que o que reduziu está a dormir, porque com razão ou sem razão um jogador agrediu um elemento estranho ao jogo (chamem-lhe o que quiserem) e isto em outros campeonatos dava direito a muito pior.
Por outro lado é inegável que os resultados mostram que o Porto tem feito caminhadas europeias interessantes e por isto não vou entrar em outras análises que se calhar levariam a interpretações mais curiosas... Resultados são resultados.
PS: Não te esqueças que pelo meio houve uma chegada à final da Taça Uefa por parte do Sporting.
Relativamente à Taça para mim a questão é muito simples, nem sequer à conclusões a retirar. Aconteceu.
Até porque se bem me lembro as pessoas têm memória curta e o clube que agora é acusado de ser beneficiado pela Liga foi o que não apoiou a lista para a Liga, que contou com o apoio inequívoco do FC Porto...
RCBC, a questão e muito simples é sempre muito mais fácil atirar as culpas (não estou a dizer que és tu) para tudo e para todos. Ainda não ouviste foi responsáveis do Porto assumir qualquer culpa, ouviste? E este é que é o problema.
Por exemplo, o que se passou com o Benfica depois do título com o Trapatoni, foi que os dirigentes não perceberam que a equipa havia ganho o campeonato única e exclusivamente porque os outros tinham sido muito, mas muitos maus e não por serem muito bons. Como não perceberam isto não prepararam a equipa e foi o que se viu dali para a frente e durante 4 anos.
Não se deixem enganar pelo 3-1 que deram, porque correm o risco de vos acontecer como aconteceu com o Benfica.
Enfim, tudo isto vale o que vale, porque no fim a minha opinião e a tua valem zero, pois aqueles senhores fazem o que querem e se pensas que estão muito preocupados com a equipa e com os adeptos podes tirar bem o cavalinho da chuva. Eles querem saber é de si próprios e para se irem enchendo precisam que vocês adeptos estejam mais preocupados com os pseudo ataques que são feitos ao Porto, mas que na realidade são em grande parte fruto da fantasia, imaginação e estratégia de desvio de atenções.
Sei que não acreditas nisto, mas um dia vais perceber e infelizmente da pior maneira, porque vais perder o respeito por muitos dos teus ídolos e ícones.
RCBC, eles são todos iguais, o resto são tretas.