domingo, 10 de maio de 2009

DESABAFO DO FUNDO

NÓS DEIXAMOS DE SER ESTÚPIDOS

No livro Reinventar o Mundo, de Tom Peters, que é a minha actual leitura de mesa de cabeceira, ele cita uma frase que 2 professores de gestão suecos, Kjell Nordstrom e Jonas Ridderstrale escreveram no seu livro Funky Business. Aqui está ela “O cliente, empregado e cidadão estúpido, leal e humilde estão mortos”.

Há muito tempo que penso isto. Mas (se calhar) infelizmente a minha opinião vale o que vale. Diariamente vemos gestores, patrões, autoridades, políticos, opinion makers, etc, pensarem-se mais espertos do que todos os que os rodeiam, tratando-os como pessoas diminuídas e atrasadas. Nada mais errado. Nada mais incorrecto. Pensar assim e agir em concordância tem efeitos perniciosos que vão desde o desinteresse até à revolta.

Enquanto a 1ª se vê na forma como os cidadões participam na vida social, exercem as suas obrigações cívicas, participam na construção do bem social, partilham com os mais necessitados, a 2ª vê-se no avolumar de violência, no vandalismo crescente, no extremar de posições.

Ninguém é mais esperto do que ninguém. Ninguém tem todo o saber. Ninguém está a salvo de um erro ou engano. Assuma-se isto e sejam humildes e estará dado um passo importantíssimo para mudar a nossa sociedade com claros efeitos positivos ao nível económico e social.

Estar neste momento a discutir histericamente se deverá haver lugar ou possibilidades de fazer um governo de bloco central algures num futuro em Portugal não está certamente inserido nesta lógica, logo à partida, porque a lógica das próximas eleições não é esta, mas sim votar para ter os melhores exactamente na Instituição onde actualmente se decidem os destinos de todos os cidadãos disto que se chama União Europeia. Tratar as eleições Europeias conforme começaram a ser tratadas logo na constituição das listas é claramente mostrar que os nossos partidos, os nossos políticos, os nossos opinion makers estão muito longe daquilo que o nosso povo quer, porque já passou o tempo de utilizar o termo precisar, pois lembrem-se: NÓS DEIXAMOS DE SER ESTÚPIDOS!!!

Sem comentários: