segunda-feira, 30 de março de 2009

RESPOSTA A UM COMENTÁRIO NO POST AS VERDADEIRAS REGRAS DO VOLEIBOL

Obrigado pelos elogios, mas gostaria de fazer um pequeno reparo. Nas épocas dos brasileiros, americanos e outros, estiveram sempre açorianos presentes: André Pacheco, Miguel Pacheco, Steven Feijó, Nelson. Mas acima de tudo, foi criado um projecto para fazer a iniciação dos atletas da formação nos séniores sem irem logo para um patamar competitivo de tal maneira elevado que fosse extremamente difícil eles evoluirem e jogarem: a Equipa B que passou a Academia e depois acabou a Equipa A. No entanto, posso-lhe acrescentar que mesmo naquelas tais equipas, nos treinos foram sempre integrados juniores para irem tendo contacto com outra realidade.
Passando à frente, posso dizer-lhe que esta época, e à semelhança da época anterior, já foram integrados atletas juniores na equipa sénior que disputou o Campeonato Nacional 2ª Divisão - Zona Açores. Ainda neste último jogo contra a Terceira tivemos 2 atletas júniores e 1 sénior de 1ª época na equipa base e na última deslocação ao Pico, o distribuidor do 6 base foi um júnior. Para a próxima época os atletas que sobem já começaram a ser contactados para fazerem parte do plantel sénior, embora ainda esteja um pouco longe o início e eles ainda estejam concentrados no Regional.
Apesar do que alguns possam achar, nos Antigos Alunos, desde que nós estamos na Direcção (porque é deste tempo que eu posso falar), a formação nunca deixou de ser uma aposta, porque é esta a base de tudo. Ainda esta época fomos campeões de ilha em todos os escalões, mesmo depois de todos os treinadores da época anterior terem decidido sair, e termos tido de recomeçar do zero em algumas das equipas.

Ainda esta época em troca de impressões com uma árbitra a respeito da regra dos 2 toques no passe, tive oportunidade de lhe dizer: “Vocês têm de perceber que nós (os “velhinhos”) só estamos aqui a fazer tempo para chegarem os rapazes novos e que não vamos mudar a nossa maneira de jogar com estas idades. Nós estamos a fazer um favor ao voleibol dos Açores, porque sem nós (pessoal acima dos 30 e dos 35, de todas as equipas da Zona Açores) não haviam equipas nem competição. Nós estamos aqui para nos divertir fazendo o que desporto que mais gostamos, o voleibol. Quando eles chegarem nós damos-lhes o lugar de bom grado, porque as complicações e dores já são algumas.”

Posso dizer que nos Antigos Alunos estamos a começar a ficar em condições de dar um novo passo no nosso projecto sénior. A próxima época já vai seguir mostrar alguma coisa.

No entanto, nunca nos podemos esquecer de uma coisa:

Nos Açores, qualquer equipa sénior está dependente da disponibilidade e vontade dos atletas. Quanto maior for a combinação das 2, maiores são as probabilidades do trabalho ser melhor. Quanto melhor se trabalha, maiores as probabilidades de êxito.

Neste campeonato a diferença entre a ADP (Campeã invicta) e as restantes equipas é que eles treinavam muito mais do que todos os outros (há quem diga que treinavam 5 vezes por semana). E isto via-se dentro do campo, quanto mais não fosse no capítulo físico.

Ao atleta açoriano não falta qualidade. Falta disponibilidade.

Quanto a nós, para o ano há mais e certamente melhor!!! Pelo menos vamos TRABALHAR para isto.

Obrigado por estar atento ao voleibol.

1 comentário:

Trilobite disse...

É com satisfação que vejo uma modalidade e neste caso um clube, que apesar de terem sido campeões de ilha nos escalões de formação e não nos séniores, preocupados com a formação de jovens atletas e não dando importância relevante à equipa maior.

A preocupação de evoluir estes jovens e de certa maneira, educando-os e tirando-os da rotina do desporto de playstation.
A isto, chamo formação.

Concordo que a disponibilidade dos mais velhos, pode não total. Uns trabalham, outros estão casados e outros têm mazelas mas não são capazes de deixar o desporto, que acho ser o seu caso, certo?

A opinião pública, acha que estas modalidades(extra futebol), sobrevivem sozinhas. Respeito o trabalho que é feito por vós.

Sendo assim, desejo muitas felicidades e continuação de um bom trabalho.