Pegando nesta dica dos Dias Úteis, quero aproveitar para dizer qual foi para mim o filme do ano:
A minha escolha baseia-se naquilo que considero que este filme fez pelo cinema e não tanto pela qualidade, técnicas aplicadas ou outras análises que deixo para os peritos (agarra Filipe: http://additionalcamera.blogspot.com), ou seja, baseia-se pura e simplesmente no seguinte:
- Foi dos filmes mais vistos, servindo quem sabe para viabilizar alguns cinemas que assim vêem o seu negócio ganhar mais alguma saúde e adiam o fecho de portas;
- Levou pessoas ao cinema que já não iam à muito, muito tempo;
- Pôs meio mundo a cantar todas aquelas músicas;
- Deixa uma extraordinária sensação de bem-estar quando se acaba de ver o filme;
- Consegue chamar a atenção a um público de todas, mas mesmo todas as idades (os meus filhos já viram 3 vezes desde o dia 25 de Dezembro!!! e não percebem nada de inglês).
Independentemente de certamente haver mais e melhores, este fenómeno foi o que considero que marcou 2008.
2 comentários:
Caro Simão, ainda não tive oportunidade de ver o "Mamma Mia". Não fui um dos 800 e tal mil portugueses que foram ao cinema ver o filme, batendo assim alguns recordes de bilheteira em Portugal (este ano foi o mais visto). Confesso, humildemente, que meu desinteresse teve também a ver com a más críticas que o filme apanhou por parte dos "peritos". Apesar disso, não te tiro a razão: é realmente um fenómeno digno de registo no mundo do cinema!!! Logo que o veja, colocarei a minha opinião pessoal (e mais algumas considerações sobre a película), até porque eu também adoro ouvir os ABBA. Obrigado por este desafio! Um grande abraço, boas entradas para ti e para a tua restante família.
Enviar um comentário