Existem discussões de difícil resolução e fácil resposta.
Um exemplo é a mundialmente famosa dúvida: “O QUE SURGIU PRIMEIRO, O OVO OU A GALINHA?”
A argumentação é extremamente complexa e de quase impossível resolução, mas a minha resposta é muito simples: “QUERO LÁ SABER!!!”.
Já outras discussões são cruciais e até mesmo fundamentais não só para a nossa subsistência, como até mesmo para a nossa sobrevivência.
Até onde deve ir o avanço tecnológico?
Será benéfico evoluir de tal modo que acabemos por criar um Admirável Mundo Novo, onde a especialização é apresentada no seu supremo exagero de substituir por uma linha de montagem o modo mais natural e humano como cumprimos uma das funções mais belas da nossa razão de ser: dar à luz e educar filhos?
Será útil criar substitutos mecânicos e electrónicos para todas as nossas tarefas, mesmo a mais básica que nos possamos lembrar e que de tão básica, nem sequer necessitemos de nela pensar para a realizar?
Para mim, acho que o avanço tecnológico será bem vindo, desde que eu tenha sempre o PODER de escolher entre o querer ou não utilizar.
Com este PODER sou beneficiado, sem ele sou escravo.
Nunca se esqueçam:
OS COMPUTADORES SÃO MUITO INTELIGENTES, DESDE QUE O HOMEM OS LIGUE.
Este PODER nós nunca podemos perder, porque quando isto acontecer passamos a ser dispensáveis, pois já não somos fundamentais.
sábado, 9 de abril de 2005
ATÉ ONDE DEVE IR O AVANÇO TECNOLÓGICO?
Desabafo de Simão Pfc Neves @ 08:42
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Ora aí está um tema que estará sempre actual.Parabéns.
O avanço técnológico é benvindo, desde que o homem tenha sempre a opção de usar ou não mas, o usufruir de algo (que provoque comodidade)será "sempre" aceite pelo pelo homem. Isto é que me preocupa. Uma grande parte desse "avanço", começa a eliminar o MOVIMENTO. A criança deixa de brincar através do movimento nos dias de hoje! O que trás repercussões terriveis mais tarde. O homem já não usa as escadas, usa o elevador...quem mora num 4ºandar se usasse as escadas (com uma correcta postura corporal e, com as compras bem distribuidas!) todas as vezes que viesse á rua...não precisavam de procurar "steps" nos ginásios.
OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS ESTÃO A LEVAR O HOMEM A PERDER A NECESSIDADE DE MOVIMENTO - PORQUE, EMBORA POSSA OPTAR, ESTE, OPTA PELO COMODISMO!
Choque tecnológico sim!!!
Temos que tornar o nosso país compatível com a Europa e para isso á que produzir mais e melhor, nisto entra a tecnologia, o hardware e software que por muitas vezes substitui o Homem, mas este é um mal necessário, é necessário mais rendimento e isso com a tecnologia é fácil com o Homem nem tanto, de acordo que o Homem é indispensável, e que este precisa de se actualizar e formar para as novas tecnologias.
Quanto á opção de usar, isto é uma farsa porque não é uma opção mas sim uma obrigação na maioria dos casos e no sector produtivo essencialmente, senão pensem: se o computador do vosso trabalho não estiver a funcionar conseguem elaborar o vosso trabalho normalmente? Quanto ao movimento em que o fn fala, tem toda a razão, cada vez nos mexemos mais, isto é um problema da tecnologia ou do ser humano? Somos comodistas e depois queixamo-nos, para além disso é muito mais xique ir ao ginásio e usar as máquinas tecnológicamente avançadas em vez de ir dar um passeio a pé.
A culpa é necessária e indispensável, tal como o ser Humano, no entanto a tecnologia não tem culpa nem vontade própria ao contrário do ser humano.
Enviar um comentário