segunda-feira, 28 de março de 2005

ENSINO DE INGLÊS EM TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO

Acho uma grande evolução para o nosso país ou como dizia a Ministra da Educação, de uma importância extrema para a cena cognitiva da educação e futura competitividade do país.
Pronto, vá lá, eu assumo que ela não disse cena.
Contudo, embora volte a repetir que ache de uma enorme importância o ensino de línguas em todas os níveis de ensino, não considero que seja uma inovação, pois todos sabemos que os miúdos, por exemplo, já aprendiam inglês. Eles chegavam a casa a dizer F... You ou F... Off ou Mother F....
Agora, discordo com a análise que tem sido feita por todos.
A principal razão para se ensinar línguas na primária, é para obrigar os pais a mandarem efectivamente os miúdos para a cama com o vitinho, pois a partir daquela hora, os programas não são em português e eles passam a perceber o que está a ser dito.
É uma grande visão e de futuro ainda por cima.
Agora, não se admirem que daqui a alguns anos os níveis de sucesso escolar do inglês sejam superiores aos do português, porque segundo o que sempre me disseram, o 1º é mais fácil de aprender do que o 2º.
E depois dos níveis serem superiores sabem qual é o passo seguinte...
Quando tanto se luta na Europa e em vários organismos internacionais (p.e.: o português é língua oficial na Federação Internacional de Voleibol), por obrigar a que se utilize a nossa língua, nós por cá vamos dar um passo no sentido contrário.
Atenção, que a nossa língua é um dos últimos simbolos nacionais que nos restam e para a Europa quanto menos línguas existirem, menos burocracia e custos têm que ser suportados.
Estejam atentos, pois quem se disponibilizou para deixar cair o Durão, também pode deixar cair o Português...

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